Upgrades de Arrefecimento que seu motor VW / Audi 2.0 TSI EA888 200cv Precisa

Manter o seu veículo funcionando de forma perfeita é essencial termos um sistema de arrefecimento de alta eficiência, seja de arrefecimento e óleo de motor, óleo de cambio DSG, ou mesmo do liquido de arrefecimento do motor, não deixando de lado a sua segurança e vida útil do seu conjunto (motor e câmbio DSG).

A segurança é primordial para qualquer veículo, mas e se você poder adquirir desempenho seguro junto com um upgrade de motor? Parece bom não, é?

Confira esse artigo até o final para conhecer e desenvolver um sistema de arrefecimento com grande eficiência através de radiadores de alta performance.

 

Líquido de arrefecimento

O que é o radiador de líquido de arrefecimento do carro e como ele impacta o desempenho do seu motor?

De forma bem simples, o radiador é a parte do carro que fica responsável por realizar a troca de calor entre o ar e o líquido de arrefecimento, para que assim seja mantida a temperatura esperada.

Dentro do radiador podemos encontrar diversos tubos e canais para a devida passagem do líquido de arrefecimento. A função do radiador é bem simples. Ele possui o objetivo de evitar que o motor esquente fora de um padrão aceitável, o que pode influenciar negativamente no desempenho do motor.

O arrefecimento ou esfriamento do motor é realizado por um líquido que consiste de uma mistura de água com um aditivo especial. Esse líquido participa de um ciclo que garante o funcionamento ideal do motor.

O líquido de arrefecimento, como é chamada a mistura de água e aditivo, geralmente é composto por etilenoglicol ou propilenoglicol. Elementos pensados para aumentar a transferência de calor no motor, capacidade de lubrificação dos componentes do sistema de lubrificação, como a bomba de água, e reduzir o ponto de congelamento.

O fluido esquenta no radiador e precisa esfriar, para que depois absorva mais calor do motor e assim seja estabelecido um ciclo.

Como líquido de arrefecimento nos motores EA888 Gen 1 e 2 2.0 TSI, assim como para o EA 113 2.0 TFSI, o indicado é o G12 ou o mais desenvolvido G13. Ambos têm aplicação, mas se utilizamos G12 será para misturar apenas o G12 caso exista uma transição para G13 utilizar apenas G13. Na NPL Performance temos disponíveis ambos o que segue o link abaixo:

 

G12 (Genuíno embalagem de 5L) 

G12 (Genuíno embalagem de 1L) 

Aditivo Radiador Original VW Pronto para Uso G12 Evo 1L

G13( Liqui Moly kit completo para 6L)  

G13( Liqui Moly embalagem de 1L)

 Liqui Moly Radiator Antifreeze KFS 13 1L

Para melhorarmos a capacidade de transferência de calor do sistema de arrefecimento poderemos ainda utilizar produtos como Mo Cool da marca Motul, que tem como função melhorar a capacidade de transferência de calor e assim apoiar na estabilidade de da temperatura do motor e recuperação da mesma com maior velocidade. Atenção que este produto não substitui o fluido de arrefecimento G12 ou G13.

 

Radiador água do motor

O design da constituição do radiador de água é de extrema importância, a sua constituição interna desde do formato dos tubos no radiador, as alhetas, forma da passagem do liquido de arrefecimento, material de que o radiador de constituído, até ao volume de fluido de liquido de arrefecimento que este suporta, tem influência no desempenho do mesmo na capacidade resfriamento em conjunto com a ventoinha.
Ter um radiador de alta performance com um upgrade de arrefecimento irá garantir que seu radiador esfrie melhor e permita que seu motor consiga esquentar de forma mais segura, promovendo uma grande melhora no desempenho do seu carro.

Para o motor EA888 gen 1 e 2 de 200cv que encontramos nos VW Jetta MK6 2.0 TSI, Fusca 2.0 TSI, Passat B6 e B7 2.0 TSI, AUDI A3 8P 2.0 TFSI, etc, encontramos na NPL Performance você encontra a solução ideal para radiador de água de alta performance, com maior volume de fluido de arrefecimento, dupla passagem para maior capacidade de arrefecimento, 100% em alumínio que aumenta a capacidade de transferência de calor.

 

Bomba de água

A Bomba de combustível do EA888 2.0 TSI e TFSI, tem histórico de falha com frequência, sendo uma das suas falhas por ser feita parcialmente de plástico, que quando exposta a constantes ciclos de temperatura a mesma acaba por ganhar vazamentos de líquido de arrefecimento e consequentemente afetar a capacidade de arrefecimento do motor.

Na NPL Performance temos a solução perfeita para a resolução desta falha, que é a substituição da bomba de água por uma bomba 100% em alumínio, que vem com todos os componentes necessários para a substituição da mesma.

A Bomba de água da Graf não contém peças remanufaturadas e é produzida usando uma carcaça 100% em alumínio.

Além da nova carcaça de alumínio, esta possui um projeto de rotor totalmente metálico otimizado para auxiliar no resfriamento sob altas RPM e demandas de performance.

O melhor para o seu motor é sem sombra de duvidas esta solução de bomba de água de alta performance.

 

Radiador de óleo de motor

O motor EA888 Gen 1 e Gen 2 tem como característica técnica funcionar com temperatura elevada de óleo, largamente superior a 100 ºC e quando colocado sobre alto stress, verificamos temperaturas largamente superiores. Sabemos que este motor tem dificuldades de temperatura de óleo mesmo não sendo remapeado, o que este kit é a solução para este problema.

Em uma preparação de stage 2 ou um stage 3, verificamos temperaturas de óleo facilmente acima de 120 ºC, e que dependendo da utilização não param de subir.

Para termos um controlo de temperatura, a NPL Performance construiu um kit de radiador de óleo do motor, que cumpre todos os requisitos de qualidade e estabilidade da temperatura de óleo do motor aumentando assim a fiabilidade do conjunto mecânico.

Este kit foi especificamente dimensionado para manter as temperatura de óleo em níveis seguros quando utilizados em altas rotações (RPM), alta velocidade e em track days, ou mesmo no dia a dia.

Este kit irá baixar a temperatura de óleo em 15 graus, comparando com a temperatura que teria antes de montar o radiador de óleo, podendo ter reduções de temperatura ainda maiores dependendo das condições de temperatura ambiente e condições de utilização.

  

Radiador de óleo do câmbio DSG

Não é apenas o óleo do motor que você precisa proteger. Sua caixa de câmbio DSG é muito suscetível ao superaquecimento, levando ao modo de proteção que reduz a potência do motor e, eventualmente, impede a seleção de marchas.

E para aumentos de potência e torque, é essencial protegê-lo com o Kit Radiador de Óleo Para Câmbio DSG DQ250 da NPL Performance.

Devido a torques altos, a carga nas engrenagens e nas embraiagens aumenta, originando que a temperatura do óleo do conjunto aumenta exponencialmente ficando fora do nível de segurança devido ao permutador de calor não conseguir fazer frente ao controlo de temperatura do câmbio.

Só é possível continuar dirigindo após o resfriamento ou tremos de aumentar a eficiência do sistema de arrefecimento do cambio, sendo tal possível através da aplicação do nosso kit radiador de óleo de cambio, que na NPL Performance temos 2 níveis, Full Race e Street & Race.

Este kit de radiador de óleo de cambio, substitui o trocador de calor original, que funciona da forma que o liquido de arrefecimento do motor arrefece o óleo do câmbio, passando a termos um sistema de arrefecimento ar/óleo que é substancialmente mais eficiente que o original e permitirá termos também termos .

Quer aumentar fortemente a eficiência do seu sistema de arrefecimento, assim como a fiabilidade do seu conjunto mecânico, na NPL Performace Parts possuímos as melhores soluções para aumento de performance, fiabilidade, e segurança.

 

 

 

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