Bobina de Ignição: Para que serve?

A bobina no sistema de ignição de um automóvel transforma a voltagem da bateria em milhares de volts necessários para criar uma faísca elétrica nas velas de ignição para acender/explodir a mistura de ar/combustível.

Originalmente, todo sistema de bobina de ignição exigia pontos de contato mecânico e um capacitor (condensador). Os sistemas de ignição eletrônica mais recentes usam um transistor de potência para fornecer pulsos à bobina de ignição. Um automóvel de passeio moderno pode usar uma bobina de ignição para cada cilindro do motor (ou par de cilindros), eliminando cabos de vela de ignição propensos a falhas e um distribuidor para direcionar os pulsos de alta tensão.

Os sistemas de ignição não são necessários para motores a diesel que dependem da compressão para inflamar a mistura ar/combustível.

Um pouco da evolução do sistema de ignição:

Os primeiros motores de combustão interna a gasolina usavam um sistema de ignição por magneto, uma vez que nenhuma bateria era instalada no veículo; magnetos ainda são usados ​​em aeronaves com motor a pistão para manter o motor funcionando no caso de uma falha elétrica. A tensão produzida por um magneto depende da velocidade do motor, dificultando a partida. Uma bobina operada por bateria pode fornecer uma faísca de alta tensão mesmo em baixas velocidades, facilitando a partida.

Quando as baterias se tornaram comuns em automóveis para dar partida e acender, o sistema de bobina de ignição deslocou a ignição por magneto. Uma bobina ruim pode causar uma falha de ignição, consumo exagerado de combustível ou perda de energia - na NPL Performance Parts nos especializamos em Bobinas de Alta Performance.

Mas, o que são bobinas de Alta Performance?

A bobina de ignição de alta performance ajuda o desempenho do motor de quatro maneiras importantes:

- Primeiro, a voltagem mais alta permite uma folga maior da vela de ignição, o que resulta em um núcleo de chama inicial mais robusto no início da combustão. O resultado é um aumento de torque do motor no mundo real.

- Em segundo lugar, ter mais tensão o que significa que a tensão necessária para preencher a folga da vela de ignição chega mais rápido, deixando menos tempo para o desvio de tensão através dos inevitáveis ​​depósitos de carbono da vela de ignição.

- Terceiro, o potencial de tensão mais alto cria um “empurrão” mais forte no fluxo elétrico para o plugue, resultando em aumento da corrente elétrica, ou seja, mais energia, mais pressão.

- Em quarto lugar, com mais tensão disponível, há mais reserva para situações fora do padrão, como um dia muito quente com elevada temperatura no motor e demanda elevada de torque, seja em baixa rotação, ou alto giro quando temos elevada temperatura na câmara de combustão do motor.

Na NPL Performance Parts você encontra as melhores opções de Bobinas e Bobinas de Alta Performance, da marca ECS Tuning, Bavarian Motorsport, Dinan e APR, sendo produtos premium e de alta qualidade. Acesse o nosso site e confira o nosso catálogo!

 

Deixe o seu comentário

Seu nome *

E-mail *

Mensagem

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados