Conhecendo o Grande Circuito de Nurburgring

Conhecer o grande circuito de Nurburgring era um de nossos sonhos há alguns anos, mas por motivos que nem sempre conseguimos justificar fomos adiando esse nosso projeto, mas em 2022 foi tomada a decisão que deste ano não passava.

Dessa maneira, 6 meses antes da data começou a preparação da nossa viagem para Nurburgring, o que tínhamos preocupações básicas como:

- Viagem de avião de Guarulhos SP diretamente para Frankfurt na Alemanha, com o objetivo de termos uma viagem sem conexões devido ao pouco tempo que tínhamos.

Conseguimos comprar um voo direto através da companhia aérea latam.

- Carro alugado para nos deslocarmos de Frankfurt para Nurburgring e darmos as umas voltinhas na região. Tivemos a oportunidade de experimentarmos o novo VW Golf MK8 TDI, mas vamos deixar para falar um pouco mais sobre isso em outro momento, mas desde já posso dizer que foi uma experiência muito boa.

- Hotel com localização perto da pista, que escolhemos o hotel gut-Hotel zur BurgNürburg ring

Utilizamos o booking para fazer a reserva do Hotel, segue o link do hotel escolhido: Race Hotel zur Burg Nürburg/ring .

Distância do hotel à entrada de Nurburgring (5 min de carro)

  • Aluguel de carro para andarmos na pista:

O nosso objetivo era um carro que fosse rápido o suficiente mas que não fosse uma total novidade para nós, porque uma pista que não conhecemos mais um carro totalmente novo, torna-se uma “receita” perigosa.

Optamos então pelo Golf GTI MK 7.5 da empresa APEX, por se tratar de um carro que temos imensa experiência e conhecemos bem o comportamento, e por se tratar de um carro preparado fortemente de suspensão, pneus e travões que em Nurburgring é o mais importante.

Você pode encontrar as especificações do Golf GTI MK7.5 da APEX neste link.

Pneus - 235/40 R18 da marca NANKANG NS 2 R (semi slick) aplicados em umas rodas Forjadas

Suspensão - JRZ Pro 3-way com 2’’ de camber na dianteira e 1’ na traseira

 Freios - Originalmente tem o kit performance da VW de 330 mm com aplicação de umas pastilhas de freio a Endless Motor - original de 245 cv

A localização da Apex era basicamente no fundo da rua do hotel que estávamos 3 min a pé.

Os locais para visitar que definimos foram:

- Museu de Nurburgring ( Ring Werk)

- Shopping / Loja de Nurburgring

- Atomic 

- Posto de combustível icônico de Nurburg

- Centro empresarial de Nurburg (Milteck, Eibach, etc)

- Visitar Bar-Tek Motorsport

Viagem de Frankfurt para Nurburgring (3/8/2022)

Após viagem de 11h de Guarulhos SP direto para Frankfurt na Alemanha, chegamos ao aeroporto Frankfurt terminal 1 por volta das 16h30, e aí tivemos o nosso primeiro perrengue, pois estávamos com 2 grandes malas de 23kg, mais mochilas, e após um perrengue com o idioma, visto que o Alemão não ser o meu forte, descobrimos que a rent a car que procurávamos era no terminal 2, o que teríamos de ir de trem ou de ônibus devido à distância, sim você leu isso muito bem: trem ou ônibus!  O aeroporto em questão é gigante, o que optamos por ir de ônibus que foi uma viagem de cerca de 15 minutos.

Chegamos à Rent A Car, que já tínhamos pré reservado 6 meses antes, onde pegamos o nosso VW Golf MK8 2.0 TDI de 148 cv e 350 n.m, que iremos apresentar em vídeo.

Assim iniciamos a nossa viagem de Frankfurt para Nurburgring um caminho de aproximadamente 160km, grande da viagem foi pela autoban, conhecida por ser uma rodovia onde grande parte dela não possui limite de velocidade, sim sem limite, e nas regiões metropolitanas a velocidade máxima é de 130km/h.

A viagem foi bastante tranquila, com bastante trânsito na estrada, o que não permitiu esticar as bielas do 2.0TDI do Golf MK8, mas com velocidades superiores a 120 km/h fizemos mais de 22km/h até Nurburgring.

Chegamos a Nurburgring pelas 20h30 o que nos deslocamos de imediato para o Hotel para fazermos o check in, hotel este que também marcamos com 6 meses de antecedência.

Vale ressaltar que em Nurburgring os hotéis são pequenos o que não têm muitos quartos, esgotando rapidamente, pelo menos os Hotéis que cabiam no nosso orçamento e pelo fato de que o nosso hotel era junto à pista para não termos dificuldades na deslocação para a pista.

Fomos jantar ao, único, restaurante que encontramos aberto às 21h30, que para nossa sorte era o Restaurante Pistenklause onde comemos um bife na pedra maravilhoso e o dono do restaurante nos recebeu muito bem, dizendo quando perguntamos a que hora fechava, que fechava quando o último cliente for embora, o que posteriormente constatamos que em Nurburg isso não é normal, por exemplo almoço é das 12h às 14h fora desse horário tudo fechado só mesmo comer no posto de combustível como tivemos de fazer em um dos dias.

Este restaurante é um “livro” de história de Nurburgring, a sua decoração é composta por fotos por todas as paredes, paredes assinadas por todo o lado, inclusive pelo Senna. Consideramos uma parada obrigatória ir conhecer, os preços não são proibitivos tendo em conta que estamos na Alemanha e em Nurburgring.

 

Dia 1 (4/8/202)

Os dias de pista começam cedo em Nurburgring, levantamos por volta das 6h30 da manhã, e às 7h00 já estávamos no café da manhã, que diga-se de passagem era muito bom, e às 8h30 da manhã em APEX onde tínhamos reservado o Golf MK 7.5 GTI por 6 voltas.

Nessa altura fomos informados na APEX que o nosso horário seria às 17h00, porque durante a semana a pista abre ao público às 17h00 estando aberta das 8h00 às 19h30 nos fins de semana, o que eu não tinha entendido, pois fizemos o agendamento 6 meses antes, mas isso não seria um problema porque tínhamos alguns dias em Nurburg.

Aproveitamos para fazer o contrato de renta car com os pormenores que a própria APEX nos pediu para lermos com atenção, o que basicamente temos:

 - Total responsabilidade de tudo;

- Caso o tivéssemos um acidente sem envolver terceiros, nós teríamos de pagar todas as reparações até ao máximo de 22 mil euros, sim é mesmo esse o valor algo como R$ 123 mil ao câmbio do momento da nossa visita, mas a APEX no disse que não ficassemos preocupados que não seria um valor acima dos 22 mil euros;

- Se tivesse responsabilidade de 1 terceiro a polícia iria fazer o laudo de quem é a responsabilidade, para o seguro cobrir, mas se fosse nossa responsabilidade o carro da APEX teria de pagar até ao valor dos 22 mil euros;

- Danos na pista seriam total responsabilidade da nossa parte, ou seja, qualquer batida nas proteções você tem de pagar por metro danificado, tempo de pista fechado também pode ser cobrado se for por sua culpa;

- Resumindo a responsabilidade era totalmente nossa e valores altos em euro, o que nos pode proibir de fazermos as voltas de pedal no fundo. Nosso conselho é ir na manhã, sem querer fazer tudo de uma só vez, não querer ir fazer tempos na primeira vez que coloca o pé em uma pista como Nurburgring;

Nurburgring é um local cheio de história, e decidimos ir fazer o TOUR pela cidade de Nurburg e começarmos a visita aos pontos que tínhamos colocado como obrigatórios.

Tiramos a famosa fotos em frente ao circuito de GP de Nurburgring, visitamos o museu de Nurburgring onde podemos ver a história do circuito de como tudo começou em 1927, visitamos o Shopping onde fica a famosa loja da Atomic que é uma loja top de material de performance, assim como visitamos o posto de combustível mais conhecido na cidade de Nurburg.

Às 17h00 conforme marcado estávamos na APEX para iniciarmos as nossas 2 voltas agendadas com instrutor, o que desde já aconselhamos a todos os que forem conhecer Nurburgring. Lembrando que Nurburgring, é sim perigoso, e ter o direcionamento de alguém com mais de 5000 voltas em Nurburgring faz toda a diferença nos ajudando a evitar erros e a aumentarmos a velocidade com que aprendemos os pormenores da pista.

Com o apoio que o instrutor nos dava com a visão dos espelhos retrovisores, nos sentimos mais seguros, além de que, o instrutor conhecia todos os pormenores da pista até onde estavam os ondulados a evitar.

Ao final das 2 primeiras voltas, que foram bem lentas da minha parte, a pista fechou devido a um acidente, retornamos à APEX, onde nos despedimos do instrutor, e voltamos novamente para a pista para mais 2 voltas. No primeiro dia demos só 4 voltas.

Após as 4 voltas concluídas, a pista fechou devido ao horário, e confirmei um ponto muito importante, que quando pensamos que sabemos conduzir rápido, em Nurburgring vemos que não é bem assim kkk, para além de um pouco enferrujado de pista, mas a curvas de alta velocidade, os trechos de pé no fundo, que não vemos o que tem do outro lado da subida, as descidas de pé no fundo onde o carro vai literalmente a “dançar” debaixo da nossa bunda devido às ondulações da pista, resumindo, maravilhoso e ao mesmo tempo de respeito.

Dia 2 (5/8/2022)

Decidimos levantar um pouco mais tarde pelas 9h30, fomos para o café da manhã que confirmamos ter sido um erro, pois o café começa cedo e acaba cedo. No final das contas o dono do hotel foi bacana e montou uma mesa só para nós, nos dias seguintes não deixamos isso acontecer.

Não resisti e visitamos a Nurblife, outra empresa de aluguel de carros em Nurburgring, visitamos pois o dona, o Leonardo além de ser um conhecido, tem uma história bacana, ele decidiu emigrar para a Alemanha e abrir a Nurblife.

Fomos conhecer a frota da Nurblife assim como as condições de aluguel dos carros.

O nosso objetivo era sempre utilizarmos carros que conhecemos bem, e como neste dia não tínhamos programa de pista, decidimos criar programa de pista kkk, o que alugamos um VW Scirocco  que não conhecemos no Brasil mas é exatamente a mesma plataforma do Jetta MK6, e AUDI A3 8P, e com o mesmo motor EA 888 200cv.

Como estava fora do orçamento alugamos o Scirocco  apenas para 2 voltas para esse mesmo dias às 17h, o que vejam o vídeo que vamos apresentar a vocês mas a realidade é que gostamos mais do que do Golf GTI, unicamente porque o setup de motor, e câmbio se demonstrou muito bom na saída de curva com médias RPM’s superior ao do Golf GTI, e sendo um carro totalmente aliviado de peso conseguimos sermos mais rápidos nas regiões de pista mais sinuosa quando estávamos em médias RPM’s, o que sentimos falta do freio do Golf GTI que é maravilhoso o kit performance da VW, que no Brasil não temos no Golf GTI, mas a NPL Performance poderá fornecer ;)

Na Nurblife os T & C do aluguel eram os mesmos que na APEX, mas o Leonardo nos tranquilizou que neste caso se existisse um PT teríamos de pagar apenas 18 mil euros kkk.

Especificações do VW scirocco :

- Motor - 2.0 - 4 Cyl - Turbo EA 888 200cv originalmente, com 265 Hp / 360 Nm com remap de motor no turbo original, radiador de óleo igual ao que temos na NPL.

Performance:

- Câmbio - 6-speed (DSG) com remap, o que se demonstrou maravilhoso na pista Peso - 1,315 kg

- Suspensões - Bilstein Coilovers B16 com uma setup de camber específico para Nurburgring

- Pastilhas de freio - Endless Endurance Pads, outro nível de pastilhas iguais às pastilhas que o Golf GTI também estava a usar;

- Pneus - Semi-Slicks Nankang NS2-R, maravilhosos iguais aos que o Golf GTI que alugamos também estava a utilizar;

- Rodas - Pro Track ONE 18x8" , que infelizmente não temos no Brasil mas são extremamente resistentes e leves;

- Bancos - Recaro Pole Position, maravilhosos;

- Cintos - 4-point Schroth Harness;

- Santo antônio na traseira, com o interior totalmente despido para alívio de peso;

Continuamos com a nossa agenda de visitas, ainda no período da manhã seguimos viagem para a Bar-tek Motorsport que teríamos de andar cerca de 120 km de carro, o que seria rápido na autoban sem limite de velocidade, e voltaríamos às 17h00, a tempo de estarmos a entrar na pista com o VW scirocco  que tínhamos acabado de alugar na Nurblife .

Infelizmente a visita à Bar-Tek Motorsport não foi como gostaríamos, pois não conseguimos visitar as instalações, e não conseguimos aproveitar essa visita, mas o tour pelas estradas do interior foi muito bom e claro na autoban que aí conseguimos esticar as bielas do Golf MK8, que já à muito tempo não rodava a 180 km/h ou mais sem preocupação de estarmos a ver os radares kkk, mas sempre a passar por nós carros muito mais rápidos que parecíamos parados.

No caminho de volta para Nurburg o Golf se lembrou de acusar baixo nível de adblue, mais conhecido no Brasil como Arla 32, o que como prevenção para evitarmos termos perdas de potência paramos no posto de combustível e abastecemos cerca de 11 litros de Adblue, o que confirmamos resolver o aviso o problema de possível perda de potência.

Pelas 16h45 estávamos na Nurblife a fazer os preparativos para darmos 2 voltas em Nurburgring com o VW scirocco , que desde já confirmo que correram muito bem,e com as voltas que já tínhamos dado com o Golf GTI permitiu aproveitarmos melhor as experiências de uma forma mais intensa, que iremos comentar no vídeo, mas reforço que é sem sombra de dúvidas uma excelente opção a Nurblife.

Dia 3 (6/8/2022)

Levantamos às 6h30, para tomar o café da manhã com calma e evitar o mesmo erro do dia anterior. Às 8h00 estávamos na APEX para mais 2 voltas com o Golf GTI, o que entramos na pista pelas 8h30.

Uma das grandes vantagens de estarmos cedo na pista é ter a pista com menos "trânsito" o que conseguimos estar mais tranquilos com os retrovisores, mas o perigo aumenta com a pista escorregadia devido a grande parte do Green Hell estar à sombra devido ao sol ainda estar baixo e à noite fazer frio em Nurburg originando muita humidade, o que é a receita certa para uma pista escorregadia. Com a sombra na pista era nítido o asfalto molhado, consequentemente escorregadio, mas permitindo uma visão linda e imagens topes.

Após as nossas voltas, fomos conhecer outros pontos da pista para tirarmos mais umas fotos, a pista tem à sua volta parques de estacionamento que permite estarmos junto à vedação e ver as máquinas a passarem, que são locais que as pessoas que visitam Nurburgring muitas vezes se reúnem para verem as máquinas passarem.

Posteriormente voltamos para o parque na entrada da pista para tirarmos fotos, sentirmos o ambiente envolvente, MUITOS BMW, Porsches, AUDI’s, VW, SEAT’s, com preparações fortes. Sinceramente a BMW “mandava” em Nurburgring!

Tínhamos na nossa lista visitar o centro empresarial de Nurburg, onde temos empresas com a Eibach, MT Racing, Miltec, etc, assim que, fomos visitar e tirar umas fotos, enviamos uma mensagem a Nathalia a dizer que o escapamento que ela queria da Miltec para o UP TSI estava indisponível e que não poderíamos levar conforme ela nos pediu kk.

Almoçamos novamente no restaurante da pizza pelas 15h, pois todos os outros restaurantes já estavam fechados ou já não atendiam devido ao horário, reforçando que almoço é entre às 12h e às 14h, e que fora esse horário é difícil, mas nós não estávamos preocupados.

Dia 4 (7/8/2022)

Levantamos cedinho, para tomarmos o café da manhã e irmos visitar o Castelo de Nurburg, o que infelizmente não conseguimos visitar porque estávamos sem dinheiro em espécie, e não aceitavam cartão, e não encontramos nenhum caixa 24h. Infelizmente só conhecemos os castelo por fora, o que teremos de voltar para conhecer por dentro esse monumento.

Dia de continuarmos nossa viagem que hoje íamos apanhar voo para Portugal às 17h30 em Frankfurt, como queríamos dar uma volta na Cidade de Frankfurt, e tínhamos ainda de entregar o golf MK8 TDI na renta car o que precisávamos de tempo de pelos menos 2h antes do voo.

Saímos pelas 11h00 de Nurburg ficando para trás uma única decisão, que é, voltarmos 1000% de certeza aumentando o nível da experiência em Nurburgring.

Chegamos a bem a Frankfurt com alguma dificuldade com as placas em alemão, mas o GPS nos ajudou para não nos perdermos, o que se confirmou ser importante alugar carro com GPS.

Correu tudo bem com a entrega do carro, voltamos apanhar o ônibus do terminal 2 para o 1 para despacharmos as malas e irmos para o nosso avião agora em direção a Portugal, ficando para trás dias de grandes emoções, prazer de condução, aprendizado de condução,e tudo na companhia da minha esposa, obrigado lindona pela tua presença.

Nurburgring até um futuro próximo ;)

Deixe o seu comentário

Seu nome *

E-mail *

Mensagem

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados