Intake para que serve e o que devemos ter atenção?

Intakes são componentes vitais em um projeto de performance que trabalham para trazer oxigênio para dentro da câmara de combustão do motor – um ingrediente chave em uma reação de combustão interna.

Para na câmara de combustão do motor termos a mistura do oxigênio admitido pelo motor com o combustível injetado e assim termos a queima homogênea e eficiente.

Parece um componente complexo. Na realidade, os intakes são relativamente fáceis de entender quando você entende o sistema de ingestão maior, mas atenção que os intakes não são todos iguais.

Sistemas de admissão de ar do carro

Em um motor de combustão interna, alguns ingredientes são necessários para produzir a energia explosiva necessária para girar as rodas do seu carro. Esses ingredientes são combustível, uma faísca e oxigênio.

Tudo o que precisamos fazer para iniciar uma reação em cadeia é garantir que o ar e o combustível sejam misturados antes de serem expostos a uma faísca.

Sistemas de intake de ar do carro do carro fornecem esse ar e o entregam ao motor do seu carro.

Ao funcionar corretamente, os sistemas de intake de ar permitem um fluxo de ar contínuo em seu motor, que é importante termos uma entrada de ar forçada, maior volume de ar, temperatura mais baixa, o que oferece maior potência, mais consistente performance do motor.

O que exatamente os sistemas de intake de ar fazem?

Em termos mais simples, os sistemas de intake trazem o ar de fora do veículo para o coletor de admissão do motor onde é misturado com o combustível, o que nos motores de injeção direta, como por exemplo os TSI, esta mistura de ar/combustível se dá dentro da câmara de combustão e não no coletor de admissão.

A mistura ar/combustível é inflamada e enviada para os cilindros do motor do seu carro para conduzir a ação explosiva que é traduzida em energia física.

Intake aberto vs fechado

Intakes de ar abertos não têm o filtro de ar dentro de uma caixa como originalmente, e sim o filtro de ar fica amplamente exposto para permitir mais fluxo de ar, eles são ótimos quando se trata de aumentar o fluxo de ar e melhorar o som de admissão que tanto gostamos.

Intakes de ar de caixa fechada, são desenhados por forma que o ar seja admitido de uma forma dinâmica/forçada, ou seja, que o ar frio entre para o intake através de tomadas de ar na grade frota, ou no para-choques, protegendo assim o ar admitido do calor ao redor do compartimento do motor. Isso significa que o ar é mais frio e o desempenho é melhorado.

Como escolher um intake de performance?

Como qualquer outro componente do mercado de reposição, a aplicação correta é o item mais importante a ser considerado. Ao selecionar um para o seu carro, examine esses 3 fatores:

1. Design específico do veículo

 A maioria dos fabricantes de intakes os projeta para se adequar a tipos, anos, marcas e modelos específicos de motores e veículos, por forma a permitir o máximo de admissão de volume de ar para o motor, com a menor temperatura possível.

A primeira coisa que você precisa fazer é verificar se o produto que você está solicitando e instalando é recomendado para seu veículo específico.

2. Materiais

O segundo item a ser considerado é o material. Como discutimos acima, um dos objetivos de um intake é reduzir a temperatura do ar de admissão, para que o ar mais frio flua para o motor aumentando a eficiência da explosão da mistura de ar/combustível, logo mais potência.

Como tal, certifique-se de escolher um feito de materiais resistentes ao calor.

Os materiais mais utilizados serão o alumínio, muitas vezes revestidos com materiais com maior isolamento térmico para proteger da temperatura do cofre do motor, carbono que é um dos materiais premium utilizados e que tem imensa resistência à temperatura dando sempre aquele look animal no cofre do motor, ou mesmo plástico.

Materiais como inox, aço carbono não serão adequados em momento algum, devido a acumularem calor logo maior temperatura de admissão.

3. Fluxo de admissão de ar

A maneira mais eficiente de ir do ponto A ao ponto B é uma linha reta, por isso também é importante considerar o fluxo de ar do intake, o que este conceito faz uma enorme diferença nos sistemas de intakes de alta performance.

Quando você tem mangueiras retas, de maior dimensão, com menos pontos de perda de carga (turbulência), sem rugosidades no seu interior, o ar flui com mais eficiência logo melhor resposta do motor assim como do turbo.

Intakes com tomadas de ar dinâmicas/forçadas têm melhores resultados na temperatura de admissão de ar por na sua grande maioria pegarem ar frio na grande fronta, ou mesmo no parachoques, dependendo do intake, baixando a temperatura do ar no seu conjunto melhorando também a eficiência do intercooler, no caso de um motor turbo.

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