Upgrades e Modificações Fundamentais para Aumentar a Performance da Sua BMW Motor N55 (135i, 235i, 335i, 435i)

O N55 levou algumas críticas por não ser tão capaz quando pensamos em preparação quanto seu antecessor, mas isso só faz sentido em relação ao N54. Como entidade própria, o N55 é muito receptivo a modificações.

É um motor turboalimentado moderno com injeção direta de combustível e todos os recursos do comando de válvulas para suportar mais potência, e na realidade é um momento menos “problemático” que o N54.

A BMW sabia o que estava fazendo quando montou o N55, o que com alterações de plug and play facilmente temos mais 400whp.

Aqui está o que você precisa para chegar lá e além:

Intake

Muitos sistemas de admissão modernos são projetados muitas vezes não pensado no máximo de performance, contento curvas e bordas acentuadas que perturbam o ar, tornando o fluxo de ar mais turbulento e restrito, contento admissão de ar de pequenas dimensões originando ainda mais restrições e esforço do motor para produzir potência.

Por exemplo o BMW M2 usa o mesmo INTAKE do BMW F30 335i, mas com uma diferença muito importante como mais um orifício adicional para termos menos restrições de admissão de ar e assim mais facilidade de fazermos potência e torque, para além de um melhor som de admissão de ar que nós petrolheads tanto adoramos.

Na realidade para termos um melhor resultado no intake é termos o máximo de admissão de ar possivel, com temperatura baixa, e com o menor de restrições para não termos turbulência no ar admitido. No mundo da preparação existem diversas soluções interessantes, desde, entradas de fibra de carbono, algumas com caixas de ar e outras sem, com dutos de admissão, etc. Então, qual você deve escolher?

Bem, existem diversos pormenores importantes de considerarmos, mas nos na NPL Performance oferecemos uma das marcas mais reconhecidas no mercado da preparação BMW entregando um produto de elevadíssima qualidade para clientes que querem material TOP, assim apresentamos a TURNER MOTORSPORT, onde apresentamos um intake em carbono, com elevada capacidade de fluxo de ar e proteção térmica.

Este permite aumento de potência, em torno de 7 whp e 18 N.m mas irá melhorar fortemente a resposta do conjunto. O intake tem um efeito mais significativo quando combinado com outras modificações.

 

Intercooler

Uma das chaves para a potência é a quantidade de ar sendo empurrada pelo motor; mais ar significa mais combustível. Mas esse ar nem sempre é o mesmo. Segundo a ciência, o ar mais frio é mais denso que o ar quente. O fluxo pode ser o mesmo, mas o ar mais frio carrega mais oxigênio. Os turbocompressores são naturalmente muito quentes devido à sua conexão constante com o escapamento, e o ar que eles forçam para dentro do motor sofre com esse calor.

Os fabricantes usam intercoolers para combater esse calor; são trocadores de calor projetados para resfriar o ar de carga, tornando-o mais denso. Quanto mais frio o ar e mais rápido ele pode se mover, mais energia você pode produzir.

O N55 usa um intercooler ar-ar montado na frente do radiador, mas o intercooler OEM ser de pequenas dimensões originando que este motor sofra muito com o aumento de temperatura de admissão originando perda de potência rapidamente devido às proteções que a ECU tem para evitar danos no motor por temperatura elevada.

Assim a alteração do intercooler o seu BMW com o motor N55 é efetivamente uma obrigatoriedade. Sua posição na frente dos BMWs significa que ele tem exposição constante ao ar em movimento usado para resfriar o ar produzido pelo turbocompressor, o que nós na NPL Performance apresentamos uma proposta de intercooler frontal com um núcleo mais espessos com áreas de superfície frontal maiores para aumentar o fluxo que podem suportar e aumentar sua eficiência de resfriamento, sendo a nossa proposta o Intercooler da TURNER MOTORSPORT, marca de referência para preparação BMW nos USA e para quem procura material de elevada qualidade.

Com este intercooler iremos ter ganhos de 18 whp, mas espere ganhos maiores com pressões de turbo superiores à original, e dependendo do conjunto de preparação vai ficar surpreendido com os resultados na estrada, deixando de ter perdas de potencia logo na 2ª puxada devido à temperatura elevada de admissão.

 

Downpipe / Escapamento

Quando se fala em escapamentos, o downpipe é obrigatório para os N55, devido ao original ser altamente restritivo para o respirar do motor.

O downpipe é a primeira peça do escapamento depois do turbocompressor e contém o conversor catalítico, um pedaço caro de platina instalado dentro do escapamento para torná-lo menos prejudicial ao meio ambiente.

Um downpipe com conversor catalítico de alto fluxo é a melhor maneira de manter a conformidade legal e aumentar o desempenho, mas por terras do Brasil temos diversas soluções sem conversor catalítico, e sim vem potência forte com a aplicação de um downpipe de alta performance com ou sem conversor catalítico. Eles não são peças baratas de kit, mas seus benefícios superam o custo, o que no N55 teremos de ter downpipes de no mínimo 3” por forma a termos o máximo desempenho.

Pode esperar mais de 20 whp, que em conjunto com uma escapamento completo teremos resultados superiores.

Na NPL Performance trabalhamos com escapamento sobre encomenda, o que entre em contato para podermos apresentar todas as soluções disponíveis.

 

Charge pipes e boost pipes

A pressurização original do intercooler do N55 é imensamente frágil, mesmo nos motores 100% originais Os charge pipes e boost pipes de fábrica são feitos de plástico para reduzir o peso e os custos de fabricação. Embora isso seja ótimo para a linha de produção à medida que o motor envelhece ou no caso de aumento de potência, existem falhas que levam estes a partirem.

Esta fragilidade torna a preparação do motor N55 uma obrigatoriedade a substituição dos charge pipes e boost pipe.

Na NPL Performance para o BMW com N55 temos disponível soluções de charge pipe e boost pipe de marcas referência no mundo da BMW, a FTP MOTORSPORT

Características:

⦁ Melhora o fluxo de ar no motor, liberando mais potência e melhor fluxo de ar.
⦁ Instalação 100% plug and play, altíssima qualidade de materiais e acabamento, não sendo necessário qualquer tipo de adaptação.
⦁ Melhora a resposta do acelerador.
⦁ Diminui o turbo lag.
⦁ Mangueiras de silicone reforçadas de alta qualidade.
⦁ Inclui O-Rings especiais e C-Clips

No caso da FTP Motorsport temos uma característica importante para níveis de preparação com aplicação de injeção de água/metanol.

⦁ Preparação para injeção WMI . Estes charge pipes vêm já preparados com um plug 1/8 " no tubo do charge pipe, sendo um ponto perfeito para um injetor de metanol.

 

Injetores e bomba de alta pressão de combustível

Um dos calcanhares do motor N55, são os seus injetores e bomba de combustível de alta pressão. Estes apresentam dificuldades de alimentação de mais volume de combustível, que nos permita estarmos com “segurança” que não vamos ter falta de alimentação em qualquer situação de utilização e potencialmente modificarmos gravemente o nosso motor, para além destes componentes não serem muito tolerantes ao etanol, que nós tanto adoramos no mundo da performance.

Assim a NPL Performance apresenta o sistema, que tem atualmente no mercado, a maior capacidade de volume de combustível para o motor N55, da marca Nostrum Hight Performance:

⦁ Injetores com 55% maiores que os originais e 100% compatíveis com etanol;
⦁ Bomba de combustivel aumento de 63% volume de combustível que a original e 100% compatível com etanol;
⦁ Sistema capaz de alimentar mais de 750 whp na gasolina sem utilização de injeção de água metanol;

 

Injeção de água metanol

Como “nasceu” a injeção de água metanol?

A utilização de injeção de água com metanol na admissão dos motores de combustão interna não é de hoje, sendo conhecida por aprimorar o processo de combustão, reduzindo a emissão de poluentes e melhorando a eficiência geral.

Já prevista pelo Dr. Rudolf Diesel durante a fase de pesquisas que antecedeu a introdução dos motores de ignição por compressão, começou a ganhar notoriedade após a aplicação nos aviões P-51 Mustang a partir da II Guerra Mundial como uma reserva de potência para situações críticas.

Por atuar como um intercooler químico ao absorver calor do ar quando a mistura de água com metanol é pulverizada, resfria e aumenta a densidade da massa de ar, e por conseguinte a concentração de oxigênio, e nos primeiros anos da aviação comercial a jato foi muito usada para facilitar a partida a altas temperaturas ou grandes altitudes.

 

A injeção de água metanol funciona de três maneiras:

⦁ A água é injetada no sistema de admissão antes do cabeçote, as pequenas gotas absorvem o calor do ar de admissão. Quando aplicamos energia térmica a ela, suas moléculas começam a se expandir: uma grande quantidade de calor é absorvida durante esse processo devido à capacidade de calor específico da água - aproximadamente 4,2 kJ/(kg.K). Em seguida, as pequenas gotículas de água começam a evaporar. E assim a carga de ar de admissão é resfriada ainda mais (até 60°C e mais).

⦁ Finalmente, quando as gotas de água restantes e o vapor de água chegam à câmara de combustão, o vapor é produzido. Quando a água muda do estado líquido para o gasoso, uma grande quantidade de energia térmica é consumida para sustentar o processo. O calor latente de evaporação é 2256kJ/kg, aprox. seis vezes mais do que a gasolina. Este processo químico atua como antidetonante e também mantém o interior do motor muito limpo, evitando o acúmulo de “pontos quentes” de carbono. Assim, a água é o líquido perfeito para regular o excesso de calor sob certas condições de operação do motor e você esfriará seu EGT, as válvulas, pistões e turbocompressor.

Com o resumo temos: mais potência e torque através de suprimir a detonação, mesmo com o aumento de avanço de ignição. O metanol também resfria a carga e a combustão, mas também atua como um combustível de octanagem extremamente alta. Ao injetar uma mistura de água/metanol em combinação usando gasolina de 95 octanas, como nossa gasolina comum, você obterá resultados idênticos aos do combustível de corrida de 116 octanas.

Para além de com a aplicação da injeção de água metanol vamos melhorar fortemente a fiabilidade do nosso projeto de preparação, assim como estaremos menos expostos a combustíveis de má qualidade podendo danificar nosso motor devido à detonação.

A água, com seu alto teor de calor latente, é extremamente eficaz para controlar não apenas o início da detonação, mas também a produção de óxidos de nitrogênio nos motores de combustão interna

Apenas com a aplicação do sistema de injeção de água metanol iremos ter um aumento de potência de 10-25% no seu motor turbo, mesmo sem refazer o remap. Mas elevados resultados de performance são possíveis de serem alcançados com um novo remap em função da aplicação de injeção de água metanol.

Na NPL Performance promovemos apenas o melhor, o que temos no nosso portfólio é a marca de injeção de água metanol, Snow Performance, que é uma das marcas referência no mundo.

A Snow Performance com o seu sistema de injeção tem a capacidade de reduzir a temperatura do ar de admissão em até 60 ° C e também melhora a densidade do ar de admissão.

O sistema Snow Performance tem também a capacidade de limpar as válvulas, evitando a carbonização nas valvulas de admissão e topos dos pistões, que nos motores BMW N55 é característica.

Características:

⦁ Permite ajuste progressivo do engajamento de água/metanol e monitoramento.
⦁ Ideal para motores turbo que sofram com aumento de temperatura, como o motor da BMW N55
⦁ Suporta mais de 1000 HP.
⦁ 100% resistente a metanol (Aço inoxidável, niquelado, anodização dura, EPDM).

 

Kits turbo

Turbocompressores maiores são onde tudo começa a ficar muito caro e pode dar errado se você não tiver as modificações de suporte corretas, como por exemplo o sistema de combustível da Nostrum Hight Performance que apresentamos anteriormente, assim como o sistema de injeção de água metanol da Snow Performance que irá aumentar substancialmente a fiabilidade do conjunto.

Depois de montar um projeto que permita suportar com fiabilidade um turbo maior, a aplicação do mesmo será o próximo passo. O motor BMW N55, aguenta com fiabilidade 600whp, mas tem de ter um conjunto de preparação que suporte tal potência e dê segurança ao conjunto.

No mercado encontramos diversos níveis de turbos com aplicação na posição original e que não necessitam de adaptações, o que consideramos importante trabalharmos com preparações plug and play, fortalecendo a fiabilidade e segurança do conjunto e que possamos utilizar o nosso BMW sem medo.

No mercado temos turbinas plug and play para alimentar desde 450 whp até 600 whp, e que já irão fazer o seu BMW ser dificil de segurar na estrada.

Na NPL Performance temos sim a possibilidade de atender esta demanda dos nossos clientes o que trabalhamos sobre encomenda, o que entre em contato para podermos apresentar possíveis soluções, Como esta CTS Turbo BOSS com o interior da Garrett GTX 3582 R, roletada capaz 800 cv de motor, e que monta 100% na posição original sem adaptações.

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