O que é Aftermarket, OE e OEM?

Se você é relativamente novo no maravilhoso mundo da manutenção e upgrades em seu carro, provavelmente está um pouco sobrecarregado com todas as siglas, como DIY (faça você mesmo, se não souber), LSD, ASC e a sopa de letrinhas de outros significantes abreviados são muito fáceis de pesquisar no Google e encontrar uma resposta rápida. Existem algumas siglas comuns que não têm as definições mais uniformes, no entanto. OE e OEM são duas siglas específicas que vemos regularmente usadas de forma intercambiável, mas isso não está certo. Nós vamos esclarecer isso para você aqui e agora.

OE

Você provavelmente já viu algumas peças listadas como 'OE' ou 'OEM' e pensou 'é a mesma coisa, certo?' Bem, mais ou menos. OE significa 'Equipamento Original.' Esta é a peça exata usada pelo fabricante do veículo na produção de seu carro específico e é marcada como tal. Então, se você encontrou uma bomba de água 'OE', essa é a bomba de água exata usada, digamos, pela BMW quando eles construíram seu carro. Estas são as mesmas peças fornecidas originalmente às concessionárias, exceto com os logotipos das montadoras do veículo removidos. Isso é feito pelos fabricantes para que as peças possam ser vendidas fora da rede de revendedores devido a acordos de licenciamento.

OEM

Isso nos leva ao 'Fabricante de Equipamento Original'. Esta é a versão da marca do fabricante da mesma peça usada na produção do seu carro. É o mesmo que a peça OE, mas não tem a marca 'Genuine BMW' ou qualquer marca de carro que você tenha. Então, por uma fração do preço, você está comprando exatamente a mesma peça, apenas com a marca 'Bosch' ou quem quer que seja o fabricante da peça. Estas são produzidas por um fabricante que fornece pelo menos uma peça OE a um fabricante de veículos. As peças OEM podem não ser originais do carro, mas são mantidas em padrões de qualidade mais altos e controle de qualidade rigoroso.

Genuine

As peças Genuine (Genuínas) são peças que vêm com a marca do fabricante do veículo e a um custo premium, pois são vendidas em concessionárias com despesas gerais mais altas. Estas são as mesmas peças que você encontraria em sua concessionária local.

Foto 1 - Diferença entre peça OE e Genuine

Aftermarket

Finalmente, temos peças de 'aftermarket'. Estas são empresas que não são fornecedoras OEM para qualquer fabricante de veículos, mas ainda produzem peças de reposição. É bastante comum que as pessoas assumam que pós-venda significa que é um upgrade de performance . No entanto, na verdade é apenas um fabricante desta peça, como a bomba de água, que originalmente não forneceu essa peça para o fabricante do veículo. Basicamente, essas são as peças de reposição que você encontra por um custo geralmente mais baixo e geralmente são perfeitamente adequadas para uso, mas não são feitas pela empresa que produziu a peça originalmente para aquele fabricante do veículo.

Resumindo…

Portanto, o equipamento original (OE) é uma peça genuína mas sem o logo da montadora do veículo. A peça Genuine ainda é feito por ‘Bosch’ ou quem quer que seja, mas é marcado como Audi, BMW, Volkswagen, Porsche, MINI ou Mercedes Benz. Original Equipment Manufacturer (OEM) é exatamente a mesma peça, apenas com a marca do fabricante da peça, não da montadora. Portanto, a peça pode dizer "Bosch" em vez de "BMW". Faz sentido?

Um dos nossos objetivos é facilitar a identificação de peças OE e OEM e ajudá-lo a encontrar o melhor custo-benefício.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o nosso blog e saiba muito mais do mundo automobilístico!

Deixe o seu comentário

Seu nome *

E-mail *

Mensagem

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados